600

O que é mobilidade?

No dicionário, mobilidade quer dizer: “Qualidade daquilo que se move, capacidade de mudança, ir a outro lugar com rapidez”.

E aonde entra a mobilidade urbana nisso aí?

A mobilidade urbana é a locomoção de pessoas por um determinado espaço urbano. Com direito de ir e vir livremente, com facilidade e eficiência.

Para seu funcionamento, é necessário que exista uma  política de transporte que melhore a acessibilidade e a mobilidade dos indivíduos, com prioridade nos modos de transporte coletivo, inclusivos e que tenham uma forma ecologicamente sustentável.

Na lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana nº 12.587 de 2012 , diz ser de responsabilidade da cidade ter um conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas, tanto coletivas como privadas.

Unida com a mobilidade Urbana, vem também a mobilidade sustentável que é a capacidade de  locomoção sem impactos ao meio ambiente.

Mas o que quer dizer “sem impactos ao meio ambiente” ?

giphy

Por exemplo,um metrô com 400 pessoas emite em 1km cerca de 0,03g de CO2 por individuo, já um carro com 5 passageiros emite 30g pelo mesmo percurso. As pessoas de carro soltam 1.000 vezes mais CO2  do que quem está de metrô.

No Brasil, cerca de 30% das pessoas possuem carro, e mesmo essa quantidade sendo “pequena”  o trânsito já se torna um caos.  Imagina então, se todo mundo tivesse carro e usasse diariamente.

Atualmente, um passageiro do sistema de transporte coletivo gasta cerca de 4h do seu dia para se locomover ao trabalho, gastando caro e com problemas na qualidade e pontualidade. É necessário pensarmos em opções enquanto não existe acessibilidade de qualidade. A mudança começa em cada um pensando em alternativas que fujam do carro e que auxiliem na preservação do meio ambiente, como utilizar bicicletas em distâncias pequenas ou vinculadas ao metrô, pegar caronas com pessoas que fazem o mesmo trajeto que o seu, e principalmente monitorar e reivindicar a qualidade do sistema de transporte coletivo. Temos que pensar em melhorias a longo prazo.

A mobilidade urbana é tão importante quanto saúde e educação, pois, é preciso existir inclusão social urbana. Se o governo aumenta o valor da passagem, além de aumentar o gasto de quem vive na periferia para chegar ao trabalho, dificulta também o acesso a cultura no centro das grandes cidades.

“Diga como te transportas e te direi qual produtiva é tua cidade e qual é a qualidade de vida de seus residentes”

Queremos sua opinião,

  • O que mais te incomoda na locomoção do seu dia a dia?
  • O que você gostaria de relatar e reivindicar na mobilidade  ou Imobilidade/Imoralidade urbana da sua cidade?

 

Terra Thais

Um comentário em “O que é mobilidade?

  1. Gostei do post no blog do Carona Phone, eu também tenho um projeto nessa área de mobilidade, com transporte público.

    Sei o quanto é difícil juntar as peças do quebra-cabeça para tentar chegar a um entendimento sobre os impactos que possui as formas de locomoção que temos disponíveis nas cidades. Uma boa maneira é poder interligar as formas que nos deslocamos, mas são muitos fatores que estão implicados ai e que só com pequenos projetos concluídos e depois interligados uns nos outros e que pode-se chegar em algo perto do ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *